Aplicação: Autopeças


A termoformagem é um processo bastante usado na fabricação de peças para carros, motocicletas, ônibus, tratores e caminhões. Revestimentos internos de portas, protetores de caçambas e peças em espumas de polietileno ou polipropileno são algumas das peças usadas em automóveis. Tapetes de termoplástico, para lamas para caminhões, tampas de bateria, caixas de roda e peças das poltronas são algumas das peças usadas em ônibus e caminhões.


Existem vários tipos de plásticos de diversas espessuras que servem de matéria-prima para a fabricação de autopeças. Os mais comuns são ABS, PE, PP, TPO, PE espumado e derivados de PVC. As máquinas utilizadas nesses processos são: Supravac-2, RV-2 e linhas por encomenda (para aplicações em materiais espumados). O que determina a máquina mais adequada para cada aplicação é a espessura do material, o tipo de material, diversidade de modelos e a produtividade. As linhas por encomenda são máquinas especialmente desenvolvidas para atender aplicações diferenciadas do setor como: revestimento de peças injetadas e aplicações especiais para carros. 

Algumas tecnologias importantes na produção das peças automotivas são: forno duplo com controle preciso de temperaturas (PID) tanto no forno superior quanto no inferior, balão e contramolde.