Aplicação: Alimentícios

As embalagens de diversas categorias de produtos alimentícios são termoformadas.


Um exemplo de uso de termoformados em alimentícios é a aplicação da embalagem de caixa com tampa e trava de fechamento. Esse tipo de embalagem é usado para produtos como pães, doces, ovos e frutas. Para a linha de frutas, temos maquina que perfuram as embalagens.

Outro exemplo é a embalagem bi-partida com tampa e fundo separados. Esse tipo de embalagem é usado para produtos como bolos e algumas embalagens de frutas.

Para produtos industrializados são utilizados diversos tipos de moldados  tais como bandejas e berços para biscoitos, bombons e outros doces. Normalmente os produtos acima descritos são produzidos a partir de bobinas de plástico de PET, PVC ou PS de 0,2 até 0,6 mm de espessura.

Para essa aplicação oferecemos equipamentos contínuos para produção em grande escala, que moldam, cortam, empilham e contam automaticamente. Os modelos adequados para estes tipos de embalagem são a TC que molda e corta na mesma estação e, para produtos com perfuração, a TCM que além de moldar e cortar na sua primeira estação, fura a embalagem na sua segunda estação.

Algumas tecnologias não podem ser dispensadas na produção dessas embalagens: termoformagem com pressão positiva (pressure forming), uso de servo-motores para ciclos rápidos e precisão de empilhamento, além do uso do plug.

Produtividade das máquinas para algumas peças:

Embalagem de Morango do tipo bandeja

Plástico: PET 0,22mm

Máquina: TC

Cavidades no molde: 10

Produtividade: 13.000 embalagens / hora


Embalagem articulada de uva com furos
Plástico: PET 0,35mm
Máquinas: TCM 
Cavidades no molde: 4
Produtividade: 6.500 embalagens / hora


Embalagem de ovo de codorna

Plástico: PET - 0,32mm

Máquina: TC

Cavidades no molde: 4

Produtividade: 6.500 embalagens / hora